Pedagogo e Pedagoga em DIS-FORMA-AÇÃO


O DIScurso

O papel da escola é formar cidadãos críticos... A educação é um instrumento importante na construção de uma sociedade mais justa... O professor deve trabalhar a partir da realidade onde o aluno está inserido... O trabalho pedagógico deve levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos... A aprendizagem ocorre com a significação dos conteúdos ministrados... Temos que fomentar a participação dos alunos, professores, pais e funcionários nos processos decisórios dos espaços escolares... Etc.

Os Pedagogos e Pedagogas já pensaram a Educação, cabe a quem transformá-la?

A FORMAção

O professor passa trabalho e não orienta... A aula agora é on-line... O método de avaliação ainda é arcaico, milenar... Ninguém aprende nada com esses seminários... Tem professor que só passa trabalho para a gente entregar e ele computar como aula dada... Outros não seguem a ementa... Alguns estão condensando a carga horária das disciplinas para terminar em duas semanas... Mas, tudo bem, desde que eu não seja reprovado.

O tão criticado (nos corredores da Universidade) pacto de mediocridade está mais presente do que se pensa.

Os Pedagogos e Pedagogas já pensaram a Educação, cabe a quem transformá-la?

A formAÇÃO

Como formar cidadãos se sequer exercemos nossa cidadania? Como construir uma sociedade mais justa se não trabalhamos para isso nos espaços em que estamos inseridos? Como fomentar a participação dos diferentes segmentos nos espaços escolares se sequer conseguimos ocupar os nossos espaços de participação? Como motivar os nossos alunos e alunos a serem éticos se em vários momentos não conseguimos ser éticos com nós mesmos?

Os Pedagogos e Pedagogas já pensaram a Educação, cabe a quem transformá-la?

Renê Silva,

Estudante do curso de Pedagogia/UESB

Campus de Jequié/Bahia.

*Está crônica é uma provocação, uma crítica a hipocrisia presente no discurso de muitas pessoas que cursam Pedagogia. De maneira alguma a minha intenção é generalizar, até porque seria uma descrença no papel do Pedagogo e um desrespeito aos inúmeros Pedagogos e Pedagogas que realizam um trabalho extraordinário nos diversos locais deste país, contribuindo efetivamente para construção, não de uma sociedade mais justa, mas de uma nova sociedade.


Renê Silva - www.renesilva.xpg.com.br
Clique aqui - Meu Orkut

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756

Nenhum comentário:

Postar um comentário