“A construção do conhecimento se
dá pelo diálogo”
Muitos falam sobre blogs, mas o que é isso?
Trata-se de um site cujo
dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em
geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site
comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto
publicado) pode ser comentado, explica a professora Betina von Staa, coordenadora de pesquisa em tecnologia
educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática.
A palavra
blog, na verdade, é uma simplificação de Weblog, que é a junção de Web (rede,
teia) com Log (registro). A palavra blog pode ser usada para quaisquer
registros freqüentes de informações feita no meio on line. Porém, ela
geralmente é utilizada para um tipo específico de página, feitas em provedores
ou hospedeiros como o Blogger, Wordpress, Livejournal, entre outros, que facilitam muito a
publicação de qualquer informação.
Os usuários que mantêm blogs são chamados "blogueiros" e, quando vários blogueiros se agregam em uma comunidade virtual, dizemos que está formada um blogosfera.
Os usuários que mantêm blogs são chamados "blogueiros" e, quando vários blogueiros se agregam em uma comunidade virtual, dizemos que está formada um blogosfera.
Segundo a
autora citada, “a novidade é tão recente; e o sucesso,
tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o
buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita
a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje”.
Sendo uma
ferramenta que auxiliam o trabalho pedagógico e extra escolar, encaminho alguns
motivos para
um professor criar e se apropriar dele
[blog] em sua prática docente em sala de aula. Para Betina Von Staa são sete os
motivos para um professor se apropriar do uso de um Blog. Vejamos:
1.
É divertido;
2.
Aproxima professor e alunos;
3.
Permite refletir sobre suas colocações;
4.
Liga o professor ao mundo;
5.
Amplia a aula;
6.
Permite trocar experiências com colegas;
7.
Torna o trabalho visível.
Elencando
estes sete motivos quero evidenciar que, os blogs só podem contribuir em
transformações na educação se houver, em paralelo, pessoas comprometidas com
estas mudanças. Em “Potencialidades do blog para a educação” encontramos: “O
blog só vai contribuir para transformar a educação e superar seus problemas, se
estiver atrelado à pessoas comprometidas, dispostas a (re)construir caminhos,
nem sempre lineares ou pré-determinado”.
Luciano
Medrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário